Login
Senha
Busca
Procure receitas
e ingredientes
no campo abaixo.
Receitas    Ingredientes
Cozinha Internacional   >   Cozinha Francesa   >   Quiche Lorraine 1
Quiche Lorraine 1
Enviar
Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo especial
2 colheres (sopa) de gordura vegetal hidrogenada gelada
2 colheres (sopa) de manteiga gelada
Cerca de 4 colheres (sopa) de água gelada
Farinha de trigo para polvilhar
Manteiga para untar
12 fatias de bacon
2 ovos
2 gemas
2 xícaras de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 colher (chá) de noz-moscada (opcional)
1/2 xícara de queijo tipo suíço ralado grosso
1/2 xícara de queijo parmesão ralado fino
1 colher (sopa) de manteiga cortada em pedacinhos
Modo de Preparo
Em uma tigela grande previamente gelada e bem enxuta, coloque farinha de trigo, gordura vegetal, manteiga, misture rapidamente com a ponta dos dedos, fazendo com que a gordura e a farinha se transformem em uma farofa grossa, junte 3 colheres (sopa) de água de uma vez, misture rapidamente e, aos poucos, vá amassando até obter uma massa lisa, que se desprenda das mãos.
Forme uma bola com a massa, se ficar muito quebradiça, junte mais 1 colher (sopa) de água, vá acrescentando mais gotas, aos pouquinhos, até a massa se desprender novamente das mãos; embrulhe a massa em filme plástico e deixe na geladeira por cerca de 3 horas.
Cinco minutos antes de abrir a massa, retire-a da geladeira; se estiver muito dura, aperte-a com o rolo de macarrão em vários pontos, até ceder.
Ponha a bola de massa sobre uma superfície enfarinhada e, com o punho, achate-a até obter um círculo com cerca de 3 cm de espessura.
Enfarinhe novamente a superfície e a massa; com o rolo abra a massa partindo do centro para a frente (lado oposto de onde você se encontra), parando o rolo a uns 3 cm da borda; levante a massa, gire-a para sua direita até atingir o espaço ocupado pelos ponteiros do relógio quando marcam duas horas.
Abra novamente a massa para a frente.
Torne a girar este pequeno espaço para a direita, levante a massa, gire, etc., até obter um círculo com cerca de 3 mm de espessura (se a massa grudar na superfície, levante-a delicadamente e enfarinhe novamente a superfície).
Unte com manteiga uma forma de abrir com 25 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade.
Enrole a massa no rolo e desenforme sobre a forma, deixando cair sobre as laterais; aperte a massa delicadamente sobre o fundo e as laterais da forma, tomando cuidado para não esticá-la.
Passe o rolo pelas bordas da forma para cortar o excesso de massa, fure o fundo da massa com um garfo, sem atravessá-la e atingir a forma.
Leve à geladeira por 1 hora ou até a massa ficar firme.
Pré-aqueça o forno em temperatura média (220º C).
Leve a massa ao forno e asse por cerca de 10 minutos; retire, fure novamente o fundo da massa e leve ao forno por 3 a 5 minutos ou até a massa começar a se afastar dos lados da forma e ficar levemente dourada.
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Deixe o forno pré-aquecido em 180º C.
Em uma frigideira sem gordura, coloque as fatias de bacon, leve ao fogo médio e frite até ficarem secas e crocantes; retire do fogo, deixe escorrer sobre papel toalha e, quando ficarem frias, esfarele com a ponta dos dedos e reserve.
Em uma tigela, coloque ovos, gemas, creme de leite, bata ligeiramente, tempere com sal e pimenta e, se quiser, junte noz-moscada.
Misture queijo suíço e parmesão e acrescente à mistura de ovos, mexendo bem.
Distribua o bacon esfarelado sobre a massa de torta já fria, espalhe a mistura preparada por cima tomando cuidado para que fique 1,5 cm abaixo da borda da torta.
Espalhe os pedacinhos de manteiga sobre o recheio, leve a torta à grade superior do forno e asse por cerca de 30 minutos ou até o recheio crescer e dourar. Espete a ponta de uma faca no centro da torta: se a lâmina estiver limpa ao ser retirada, a torta estará pronta.
Retire o aro da forma delicadamente, passe uma faca grande sob a torta para separá-la do fundo da forma, deslize a torta cuidadosamente para um prato de servir, deixe esfriar completamente e leve à mesa.
Serve
6 porções
Copyright © 2002-2017 Rudgesbc.com.br - Todos os direitos reservados. | Devenvolvido por Jon Levischi