Login
Senha
Busca
Procure receitas
e ingredientes
no campo abaixo.
Receitas    Ingredientes
Pratos Doces   >   Suflê de Chocolate 2
Suflê de Chocolate 2
Enviar
Ingredientes
Manteiga para untar a fôrma
125 g chocolate meio amargo
1/2 xícara (chá) de creme de leite - 125 ml
3 ovos
2 colheres (sopa) de conhaque - 30 ml
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
2 claras de ovo
3 colheres (sopa) de açúcar
Açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo
Pincele uma fôrma de suflê (de 1 litro) com manteiga derretida.
Aqueça o forno a 220ºC.
Corte o chocolate em pedaços graúdos, pique-os ou passe-os no processador na função de pulsar, coloque em uma panela, junte creme de leite, misture e aqueça devagar por 5 minutos, mexendo até derreter e misturar bem (se a massa ficar meio rala, cozinhe em fogo bem brando até adquirir a consistência de creme de leite) e tire a panela do fogo.
Separe as claras das gemas, bata as gemas junto com a massa quente, uma a uma, batendo muito bem com o batedor após cada adição.
Em seguida mexa em fogo baixo durante uns 4 minutos, para cozinhar as gemas.
Tire do fogo, acrescente conhaque, essência de baunilha e, se necessário, reaqueça a massa de chocolate até ficar quente ao toque.
Bata as 5 claras em neve, salpique açúcar e continue a bater por cerca de 20 segundos até ficar brilhante e consistente, em seguida misture lentamente a massa de chocolate e as claras em neve.
Delicadamente, despeje a massa do suflê na fôrma preparada e, com todo o cuidado, ponha o suflê no forno pré-aquecido e asse até crescer, por 15 a 18 minutos.
Ao servir, faça uma máscara com cartolina, para fazer os desenhos de açúcar.
Retire o suflê do forno, ponha rapidamente a máscara por cima, polvilhe açúcar de confeiteiro usando a peneira e tire a máscara com cuidado.
Sirva imediatamente.
Dicas
Ao assar um suflê coloque a fôrma na parte inferior do forno, de modo a lhe dar espaço para crescer.
O suflê não vai murchar se você abrir a porta do forno para virá-lo, permitindo que asse por igual, mas evite golpes de vento.
Este suflê é delicioso, o chocolate é tão denso que, por si só, dá conta das claras em neve sem o acréscimo de farinha, mas cuidado para não assar demais o suflê, porque o melhor da festa é o centro cremoso, que umedece a casca crocante.
Para servi-lo corretamente, use duas colheres grandes de metal, mergulhe-as no centro do suflê e retire um pedaço que tenha um pouco de crosta e um pouco de creme.
Copyright © 2002-2017 Rudgesbc.com.br - Todos os direitos reservados. | Devenvolvido por Jon Levischi