Login
Senha
Busca
Procure receitas
e ingredientes
no campo abaixo.
Receitas    Ingredientes
Pratos Salgados   >   Arroz Espanhol 1
Arroz Espanhol 1
Enviar
Ingredientes
3 xícaras (chá) de arroz parbolizado
3 cebolas médias
12 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol
5 tomates médios
5 dentes de alho sem casca
1/2 maço médio de cheiro-verde
1 kg de camarão médio
1/2 kg de lula média
300 g de bacon
2 gomos de paio
2 gomos de linguiça calabresa
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Batata-palha
Modo de Preparo
Coloque em uma panela 6 xícaras (chá) de água, leve ao fogo, deixe ferver e mantenha aquecido.
Lave o arroz em água corrente e deixe escorrer em uma peneira.
Corte a cebola em pedaços pequenos e reserve.
Coloque em uma panela 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, metade da cebola, leve ao fogo e refogue, junte arroz, refogue, adicione água fervente, sal, misture bem, abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e cozinhe por 35 minutos ou até o arroz ficar "al dente"; retire do fogo e reserve.
Lave os tomates, coloque-os em uma panela com 3 litros de água fervente, deixe por 1 minuto, retire do fogo, escorra a água, tire as peles dos tomates, corte-os ao meio, elimine as sementes, pique a polpa em pedaços pequenos e reserve.
Descasque os dentes de alho, amasse; lave o cheiro-verde, seque com toalha de papel, pique finamente e reserve.
Lave os camarões, elimine cascas e cabeças e tire a parte escura do dorso; lave as lulas, elimine a pele externa, lave mais uma vez, corte o corpo em anéis, pique os tentáculos e reserve.
Corte o bacon em cubos pequenos e reserve.
Coloque em uma panela grande 5 colheres (sopa) de azeite de oliva, as outras 2 cebolas e os dentes de alho, leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando até as cebolas ficarem macias, junte tomates, cheiro-verde, continue a refogar, mexendo de vez em quando, acerte o sal e retire do fogo.
Em outra panela coloque 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, leve ao fogo por 1 minuto, junte camarões e lulas, refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até os camarões e as lulas ficarem macias, tempere com sal e retire do fogo.
Espalhe o bacon em uma frigideira, leve ao fogo e frite, mexendo de vez em quando até dourar, retire do fogo e reserve.
Coloque em uma outra panela paio, linguiça, 750 ml de água, leve ao fogo e cozinhe até o paio e a linguiça ficarem macios, retire do fogo, escorra a água, corte o paio e a linguiça em rodelas finas e reserve.
Volte a panela com o refogado de tomate para o fogo baixo, mexendo com delicadeza junte paio, linguiça, bacon, arroz, lulas e os camarões e, assim que a mistura estiver homogênea e bem quente, retire do fogo.
Arrume o arroz em uma assadeira refratária (33 cm x 27 cm), polvilhe queijo parmesão, decore com as batatas-palhas e sirva em seguida.
Serve
15 porções
Copyright © 2002-2017 Rudgesbc.com.br - Todos os direitos reservados. | Devenvolvido por Jon Levischi