Login
Senha
Busca
Procure receitas
e ingredientes
no campo abaixo.
Receitas    Ingredientes
Especial Natal & Revellion   >   Tipos de Bacalhau
Tipos de Bacalhau
Enviar
Há mais de dez famílias de bacalhau e mais de duzentas espécies; quase todas vivem em águas salgadas e geladas do hemisfério Norte.
Peixe da família dos gadídeos, o bacalhau é mundialmente conhecido como Cod e sua principal espécie utilizada para o consumo é o Cod Gadus morhua.
Vivendo em mares com temperaturas entre 1º e 10° graus, o bacalhau é habituado a permanecer sempre na mesma temperatura, por isso, viaja constantemente até encontrar águas ideais para sua sobrevivência.
Em geral, é encontrado nos mares da Noruega, Rússia, Islândia, Canadá e Alasca.
A espécie se destaca principalmente por ter rápido crescimento e fertilidade excepcional – as fêmeas chegam a colocar de 2 a 8 milhões de ovos por ano, conforme seu tamanho.
A reprodução ocorre entre janeiro e abril e o principal local de desova é no Arquipélago de Lofoten, na região ao Noroeste do Mar da Noruega.
Em média, o bacalhau pode viver de 20 a 30 anos.
Graças ao aperfeiçoamento contínuo da indústria pesqueira da Noruega, descobriu-se que, além do Cod Gadus morhua, existem mais quatro espécies de peixe adequadas à produção de bacalhau; todas fazem parte da família dos gadídeos, mas cada uma mantém características próprias.
Desses peixes aproveita-se praticamente tudo: sua carne é consumida fresca, salgada e seca ou defumada no mundo inteiro.
As ovas também são consideradas iguarias; do fígado se extrai óleo e da bexiga se faz alguns tipos de cola.

BACALHAU COD GADUS MORHUA – Considerado o mais nobre bacalhau, esse tipo é pescado no Atlântico Norte e apresenta postas altas, largas e coloração palha e uniforme, quando salgado e seco.
Depois de cozido, sua carne se desfaz em lascas claras e tenras.

BACALHAU COD GADUS MACROCEPHALUS – Comercializado no Brasil há cerca de dez anos, o macrocephalus também é conhecido como Bacalhau do Pacífico e, em comparação ao morhua, possui coloração levemente mais branca e sua carne não desmancha em lascas, mas pode ser facilmente desfiada.

PEIXE TIPO BACALHAU SAITHE – Possui sabor mais forte e coloração menos clara; quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade.
É o tipo perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados.

PEIXE TIPO BACALHAU LING – O mais estreito entre os peixes tipo bacalhau; sua carne branca e apetitosa é perfeita para assados, cozidos e grelhados.

PEIXE TIPO BACALHAU ZARBO – É o menor entre os cinco peixes tipo bacalhau.
É mais roliço do que o Ling e possui barbatana dorsal contínua; é ótimo para a preparação de pratos desfiados, caldos, pirões e bolinhos.
Copyright © 2002-2017 Rudgesbc.com.br - Todos os direitos reservados. | Devenvolvido por Jon Levischi